BREVE HISTÓRICO DA ESGRIMA
Desde os primórdios, o homem para se defender, inventou armas. Utilizando-se de bastões, lanças e objetos com ponta, começou a aperfeiçoar movimentos de ataque e defesa, passando assim a demonstrar os primeiros passos do que hoje em dias conhecemos como esgrima.
A esgrima não surgiu em um país específico em um momento específico, foi se desenvolvendo de forma diversa em vários lugares ao longo dos séculos.
A história da Esgrima é muito rica e seu desenvolvimento está ligado a guerras, ao aperfeiçoamento das armas brancas e ao surgimento da pólvora. O período antigo foi marcado pela Esgrima de impacto que era causado pelo choque de espadas muito pesadas sobre o corpo do oponente, o que o levava ao chão. Naquela época eram utilizadas grandes e resistentes armaduras com um pulôver tecido em fios de ferro e aço que, usado por debaixo, protegia o corpo durante os combates e duelos, contra as flechas e auxiliando nos confrontos contra machado, bastão e lança.
No século XI eram realizados Torneios, a mais alta inspiração da cavalaria, a glória dos moços e o ânimo do espírito dos velhos. Neste tempo, o Torneio era considerado um exercício de nobres, onde só os homens, representantes da nobreza poderiam participar.
As regras da Esgrima atual são as que mais se aproximam das regras dos duelos, que aprimoraram a arte de lutar e matar seu adversário, mesmo no tempo das armaduras.
Com a descoberta da pólvora e o desenvolvimento das armas de fogo (Canhões, Arcabuzes e Pistolas) a vantagem das armaduras foi desaparecendo e só os “Grandes Senhores” continuavam usando-a, muito mais por tradição que por necessidade. Contudo, o uso de couraça para o tronco e do capacete continuaram.
A espada usada no início da prática da Esgrima alemã feita em ligas de bronze e ferro e, geralmente, de dois gumes, cortando quando caía e subia, era pesada e grosseira além de não ter proteção para as mãos.
Em 1410, foi publicado pelo mestre italiano Fiori Dei Liberi um tratado de Esgrima camado “Flor de Bataglia”, mostrando um bom desenvolvimento na Itália e, em 1443, surgiu na Alemanha um manuscrito de nome “Fechtbutch”, de Talhoffer.
A forte escola francesa se desenvolveu a partir do século XVI quando Catarina de Médicis, esposa de Henrique IV, Rei da França, trouxe Mestres italianos e espanhóis para ensinar a nobreza e treinar homens que viriam a formar a guarda pessoal do Rei, “os Mosqueteiros”. Por isso, historicamente, a esgrima da França é mais clássica e polida, enquanto a italiana é cheia de gritos e chamadas (batidas com os pés sobre a pista de duelo). Em virtude das diferenças de comportamento e educação, os franceses abandonaram os Mestres italianos e espanhóis e criaram um estilo de Esgrima acadêmico, adaptado ao temperamento de seu povo. No reinado de Carlos V os Mestres d’armas já se reuniam numa associação chamada de “Academia d’armas”.
A arte de esgrimir, como esporte, foi mais rapidamente desenvolvida graças ao aperfeiçoamento de um aço mais leve e com maior resistência, que proporcionou armas que pudessem ser empunhadas com uma só mão, devido ao seu peso e tamanho.
A partir da metade do séc. XIX o duelo como meio de resolver disputas entra em declínio, principalmente porque a vitória poderia conduzir o duelista à cadeia. A ênfase nos duelos é deslocada a derrotar o oponente sem necessariamente matá-lo. Alguns destes eram embasados na regra do “primeiro corte”, ou seja, os duelistas usavam uma camiseta branca para facilitar a visualização do sangue quando do primeiro corte, e este era o momento em que se decidia o duelo.
Nos duelos de “primeiro corte” existia um marechal de campo, que corresponderia ao árbitro da esgrima moderna. As formas de duelos menos fatais evoluíram usando a espada de duelo. Alguns duelos acabavam em ferimentos graves nos braços e nas pernas, além de complicações legais para os participantes. Os duelos praticamente desapareceram após a I Guerra Mundial. Mas há registros de duelos realizados para resolver disputas levantadas durante a olimpíada de 1920. Desde então, raros foram os relatórios de duelos de espada. Em outubro de 1997 o prefeito de Calábria, na Itália, desafiou publicamente mafiosos locais a um duelo. .
A esgrima está presente nas olimpíadas desde os primeiros jogos olímpicos modernos, em 1896, mas somente nas modalidades florete e sabre para homens. A espada foi introduzida em1900. A espada elétrica foi introduzida nos jogos olímpicos de 1936, o florete em 1956 e o sabre em 1988. Somente em 1913 foi criada a Federação Internacional de Esgrima.
A introdução do equipamento elétrico, e mais tarde eletrônico, provocou grande mudança na maneira de se julgar e jogar esgrima. Recentemente, essas mudanças foram notadas no sabre.
As mulheres estão presentes nos jogos olímpicos desde 1924, com o florete, e somente em 1992 na espada, apesar de fazer parte dos campeonatos mundiais desde 1989. O sabre feminino fez sua primeira aparição nos campeonatos mundiais a partir de 1998 como demonstração e nos Jogos Olímpicos, a partir de 2004 em Atenas.
A ESGRIMA NO BRASIL
A partir da fundação da Confederação Brasileira de Esgrima, em 05 de junho de 1927, se oficializaram as competições no Brasil. Antes desta data a esgrima encontrava-se restrita aos quartéis e casernas, praticada somente por militares.
O primeiro campeonato brasileiro foi realizado em 1928, nas armas de florete, espada e sabre somente masculino categoria livre.
Atualmente realizam-se competições oficiais em 6 modalidades:
- Florete Feminino
- Florete Masculino
- Espada Feminina
- Espada Masculina
- Sabre feminino
- Sabre masculino
fontes: Mestre Régis Trois / André Baibich
REGRAS GERAIS
A esgrima é um dos poucos esportes presentes desde a primeira Olimpíada em 1896. É praticado por homem e mulheres em três modalidades: Florete, Espada e Sabre, nas categorias individual e por equipes.
Os fundamentos para as três modalidades são semelhantes, mas as regras variam conforme a arma.
Florete
O florete é uma arma de convenção e, portanto para se fazer o ponto além de acertar o alvo é preciso ter a prioridade da ação. Isso quer dizer que numa ação ofensiva, ganha o ponto que tiver a iniciativa primeiro. Para ganhar a prioridade sobre uma ação ofensiva, é preciso defender-se primeiro npara então atacar. O Florete Masculino participa desde a primeira Olimpíada, mas só se tornou elétrico em Melboune 1956. O Florete Feminino participa desde de Paris 1924.
Alvo: A superfície válida do florete é apenas o tronco do adversário, incluindo as costas. Todas as outras superfícies não válidas. Para diferenciar uma superfície da outra, o esgrimista utiliza um colete elétrico (jubeto). O toque deve ser feito com a ponta da arma.
Arma: O copo do florete é o menor com diâmetro de aproximadamente 10 cm. O comprimento total é de 90 cm e seu peso é de 500g
Espada
O objetivo nesta arma é efetuar o toque sem ser tocado. Como não há prioridade, todos os pontos são computados, e portanto pode ocorrer toque duplo, ou seja ponto ao mesmo tempo para os dois atletas. A Espada Masculina participa das Olimpíadas desde Paris 1900, mas só se tornou elétrica em Berlim 1936. A Espada Feminina participa desde Atlanta 1996.
Alvo: A superfície válida da espada é todo o corpo do adversário, incluindo máscara, braços e pernas e o toque deve ser feito com a ponta da arma.
Arma: O copo da espada é o maior com diâmetro de aproximadamente 13 cm. O comprimento é de 110 cm e o peso de 750g.
Sabre
O sabre é uma arma de convenção assim como o Florete. Portanto para se fazer ponto além de acertar o alvo é preciso ter a prioridade da ação. Isso quer dizer que numa ação ofensiva, ganha o ponto que tiver a iniciativa primeiro. Para ganhar a prioridade sobre uma ação ofensiva, é preciso defender-se para então atacar. O Sabre Masculino participa desde a primeira Olimpíada, mas só se tornou elétrico em Seul 1988. O Sabre Feminino participa desde de Atenas 2004.
Alvo: As superfícies válidas do sabre são os braços, cabeça e tronco. Para diferenciar uma superfície da outra, o esgrimista utiliza um colete elétrico (jubeto). O Sabre é a única arma que permite que os toques sejam realizados com a lateral da lâmina (corte) além da ponta.
Arma: O copo do sabre é vinculado ao punho em duas extremidades, o que o torna fácil de reconhecer. O comprimento total é de 88 cm e seu peso é de 500g.
Entenda a competição
Existem alguns tipos de fórmula de competições para provas de esgrima oficiais ou não. A mais comum, e mundialmente adotada é composta por duas fases: classificatória e eliminatória
Fase Classificatória
Os atletas inscritos são distribuídos em chaves (poules) onde jogam todos contra todos. Nesta etapa os combates duram 3 minutos e ganha o combate quem fizer primeiro 5 toques válidos, ou quem tiver mais pontos (toques) quando o tempo terminar. O resultado de cada participante é dado pelo número de vitórias/derrotas e pelo saldo de toques.
A classificação dos atletas é feita a partir do resultado desta fase, formando um Quadro de Eliminatória que pode ser direta ou com repescagem.
Fase Eliminatória
Nesta fase todos os combates duram até três tempos de 3 minutos e ganha o combate quem fizer primeiro 15 toques válidos, ou quem tiver mais pontos (toques) quando o tempo terminar. Se for uma eliminatória direta, o atleta perdedor é eliminado e o vencedor da prova é o competidor que ganhar todos os combates incluindo a final. No caso da eliminatória com repescagem, os atletas perdedores continuam a competição num outro quadro pela disputa do bronze.
Como observar uma luta
Em uma pista de metal que mede 14m de comprimento por 1,50m a 2,00m de largura são jogados os duelos de esgrima.
O duelo nos dias de hoje é chamado de MATCH nas competições e ASSALTO nos treinamentos.
Um APARELHO DE SINALIZAÇÃO localizado no centro da pista indica o toque através de luzes coloridas: de um lado verde e branca, do outro vermelho e branca.
Do lado do esgrimista que toca em superfície válida, uma luz colorida (verde ou vermelho) se ilumina cabendo ao árbitro decidir se o ponto é valido ou não. A luz branca indica toque fora da superfície válida, não sendo considerado ponto pelo árbitro.
Nas competições, a primeira etapa chama-se “Pule” e reúne grupos de 5 a 8 esgrimistas que jogam entre si, sempre um contra o outro. O Match na “Pule” dura 3 minutos no máximo e termina em 5 toques. A segunda parte chama-se Eliminatória Direta e dura 9 minutos, divididos em 3 tempos de 3 minutos de jogo com 1 minuto de intervalo entre cada um deles. Ganha quem atingir o escore de 15 toques primeiro.
Fonte: Prof. Régis Trois de Ávila / Maria Julia Herklotz
Mestre d’Armas internacional
www.trois.com.br
mestre@trois.com.br
Para maiores informações acesse:
www.fie.ch
ONDE PRATICAR